Videocolonoscopia – Drª Geralda (Manhã)

Véspera do exame

1) FAZER A SEGUINTE DIETA NO DIA ANTERIOR AO EXAME (COMER SOMENTE O QUE ESTÁ ESCRITO E INGERIR LÍQUIDOS LIVREMENTE):

2) ALMOÇO: ARROZ BRANCO, MACARRÃO(sem molho), PURÊ DE BATATAS , FRANGO OU PEIXE GRELHADOS (SEM PELE) E GELATINA(de Cores claras);

3 )CAFÉ DA MANHÃ, LANCHE E JANTAR: ÁGUA, CHÁ (de cores claras), GUA DE CÔCO, GATORADE (de cores claras), BISCOITO DE ÁGUA E SAL, TORRADA SEM MANTEIGA, GELATINA E GELÉIA( de cores claras).

4)ÁS 19:00 HORAS TOMAR 4 COMPRIMIDOS DE LACTOPURGA OU DULCOLAX DO DIA ANTERIOR AO EXAME;

ATENÇÃO :  03 DIAS ANTES NÃO DEVERÁ INGERIR ALIMENTOS COM RESÍDUOS, COMO FIBRAS,FARELOS, GRANOLA, VEGETAIS, LEGUMES E FRUTAS COM CASCA  .

DIA DO EXAME

–  Ás  4:00 da manhã tomar 40 gotas de PLASIL ou BROMOPRIDA  ou 2 comprimidos de VONAL FLASH 4mg, neste  momento  Tomar os medicamentos de uso habitual, como anti-hipertensivos, Anticonvulsivantes, ETC;

– Ás 5:00 da manhã Misturar 500 ml de Manitol 20%  com 500 ml de suco de laranja ou limão (coado e sem açúcar) ou água natural e tomar 1 copo de 20 em 20 minutos, até terminar a solução.

– Não é permitido se alimentar no dia do exame . Apenas fazer ingestão de água, chás claros, água de coco e gatorade de cor clara, até 2 horas antes do horário marcado para o exame. Após este horário, jejum absoluto, NEM ÁGUA .

ATENÇÃO:

-Não ingerir nenhum alimento sólido até o horário do exame.

-Fazer jejum absoluto ( até de líquido), 2 horas antes do exame.

-O paciente deverá apresentar-se ao exame com um acompanhante adulto, que deverá permanecer na clínica durante todo o período de realização do exame, até a alta do paciente.

-Chegar com 30 minutos de antecedência,

-Retirar  .

– Em caso de agendamento PARTICULAR, se houver retirada de pólipos, será cobrado a parte, alem do valor do exame, por se tratar de um procedimento extra . ( valor de R$ 400,00 além dos honorários do exame)   .

 –Deverão fazer consulta prévia: pacientes com idade superior a 60 anos, pacientes com histórico de  Diabetis, doenças cardíacas ou cardio-vasculares, doenças pulmonares, insuficiência renal crônica, diverticulite recente,  cirurgia abdominal há menos de 6 meses, pacientes em uso de anticoagulates e antiagregantes plaquetários como Clopidogrel (Plavix), Ticlopidina (Ticlid), Varfarina( Coumadin e Marevan), Etexilato de Dabigratana( Pradaxa) e Rivaroxabana (Xarelto).

-Vir de preferência usando roupas leves.

-Diarréia é normal durante o preparo. Em caso de cólicas muito fortes ou inchaço no abdome, é importante suspender o preparo e procurar  a emergência hospitalar mais próxima.

-Trazer exames intestinais anteriores como colonoscopia ou clister opaco, se possuir.

-Caso não possa comparecer no dia agendado, favor remarcar com 48 horas de antecedência.